domingo, 16 de março de 2008

Quadros, suas ligas e seus danos.

Em minhas voltas pela Internet achei informações interessantes que tiram algumas duvidas sobre o material empregado nos quadros das bicicletas atuais e os danos mais comuns neles encontrados.

Existem dezenas de tipos de alumínio. As mais utilizadas em bicicletas estão abaixo:

7005 - Tem alta resistência mecânica, boa conformabilidade e é de fácil soldagem. Usado bastante na indústria de bicicletas. Uma solda efetuada em um quadro 7005 ficará bem rígida com o tempo. Pode ser tratado termicamente. Composição: silício 0,35%, ferro 0,4%, cobre 0,1%, manganês de 0,2 a 0,7%, magnésio de 1 a 1,8%, cromo de 0,06 a 0,2 %, zinco de 4 a 5 %, e titânio de 0,01 a 0,06%.

6061 - Tem alta resistência mecânica, boa resistência à corrosão e pode ser moldado com facilidade. Exige tratamento térmico. A resistência fica comprometida após uma solda. Tem 0,6 % de silício, 0,25% de cobre, 1% de magnésio, 0,25% de cromo, 0,7% de ferro, 0,15% de manganês, 0,25 de zinco e 0,15% de titânio.

7075 - É um dos alumínios mais fortes que existem. Largamente usado na indústria aeronáutica em peças de um avião. Ainda há outras ligas de alumínio: Scandium, Alumínio 2024, Alumínio 7011 etc..

Os danos mais comuns:

- Trinca do quadro ao redor da caixa de direção, no down tube;
- Quebra do chain stay, no lado direito, perto da caixa de centro;
- Trinca próximo à caixa do movimento central;
- Quebra no colar da braçadeira do suporte do canote;
- Trinca no seat stay do lado direito, na junção dos tubos;
- Quebra da gancheira traseira do lado direito (lado da tração);
- Quebra, trinca ou desalinhamento dos garfos.

Fonte: Klaus Poloni - A arte de recuperar quadros.
http://bikecanal.cosmo.com.br/especial/klauspoloni/klauspoloni.shtm

2 comentários:

Raoni Moreno disse...

ola carlos me chamo raoni tenho 22 anos e tb sou amante do ciclismo porem to aindo no inicio, e pow o mais legal é q vi que vc é aki do rio tb e ainda mora proximo de mim, sou do meier, estudo na uerj , e tds dias vou pedalando pra faculdade, mas keria ter uns amigos pra poder pedalar nos fins de semana e tale me da umas boas dicas de bike até pq agora q sou amante de ciclismo quero uma bike melhor ..eu tenho uma caloi aluminum modelo 2008 mesmo é toda preta , ela é nova tem uns 4 meses , ams keru uma melhor sabe , essa não aguenta mt o tranco e vc deve saber disso ...enfim keria ter mais contato com vc e aprender mais coisas e trocarmos ideia e tal meu e-mail é hariekirtanas@yahoo.com.br...agurado retorno
atenciosamente
Raoni Moreno

Carlos Reis disse...

Meu camarada desculpe pelo atraso na resposta. Amigo a companhia já esta feita, estou sempre indo para cidade com minha Sundownbikezinha e nos finais de semana recomecei a dar meus passeios com um amigo.
Bom você me diz que possui uma Caloi Aluminium modelo 2008. Em primeiro lugar acho que você deve se sentir bem em sua bike, o tamanho do quadro, sua geometria, os ajustes na altura e inclinação do selim, o comprimento do avanço e sua respectiva altura, o peso de todo o conjunto e a troca de algumas peças por mais eficientes e resistentes, trará o objetivo de se sentir bem ao pedalar mais próximo de você. Podemos a partir destes princípios tornar a sua bike mais eficiente e com o passar do tempo, se houver necessidade, escolher uma nova bicicleta já no seu perfil e modalidade escolhida.
Por enquanto é o que acho que deve fazer. De resto estou por aqui. É so chegar valeu!